top of page

 

     Diamantina, cidade mais ao norte da Estrada Real, traz no nome a marca da atividade que a fez florescer no sertão mineiro no período colonial. A Serra do Espinhaço, no entanto, não foi fonte apenas de diamantes, as paisagens dessa cordilheira inspiraram e viram nascer uma nova identidade cultural no interior mineiro, que somada ao sítio arquitetônico preservado desde o auge da exploração mineral, legou à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
     Sendo uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do Brasil, Diamantina possui extenso casario colonial, construções históricas, igrejas seculares, paisagem cênica e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical, com suas serenatas e vesperatas que tocam no mais profundo da alma.

     A paisagem natural em torno da cidade também merece destaque. Elevada altitude e formações rochosas peculiares rendem à região características únicas. Há uma série de parques naturais próximos à sede. Além de proteger nascentes importantes como a do Rio Jequitinhonha, esses parques visam a preservação do acervo botânico natural, além de pinturas rupestres e intervenções humanas mais recentes.  

 

 

Informações turísticas:
diamantina.mg.gov.br/turismo

bottom of page